Buscar
  • nádiamaria

Despertar da identificação com o pensar.



Se alguém se prende a uma placa de sinalização, não pode nunca continuar adiante. Wu Hsin

Tales from Silence; 2020.

Você precisa saber mais coisas do que já sabe? Você acha que o mundo será salvo se tiver mais informações, se os computadores se tornarem mais rápidos ou se forem feitas mais análises intelectuais e científicas?


O que a humanidade precisa hoje é de mais sabedoria pra viver. A sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior. (...) Não é preciso mais nada, além disso. Manter a calma, olhando e ouvindo, ativa a inteligência real que existe dentro de nós.


O ser humano sofre de uma doença mental: pensar demais.


Como a mente humana tem um imenso desejo de saber, de compreender e de controlar, ela confunde opiniões e pontos de vista com a verdade. A mente afirma: "as coisas são exatamente assim". Você precisa ir além dos seus pensamentos para perceber que, ao interpretar a "sua vida" ou a vida e o comportamento dos outros, ao julgar qualquer situação, você está expressando apenas um ponto de vista entre muitos possíveis. Suas opiniões e pontos de vista não passam de um punhado de pensamentos. Mas a realidade é outra coisa. Ela é um todo unificado em que todas as coisas se interligam e nada existe em si e por si.

Pensar fragmenta a realidade, cortando-a em pequenos pedaços que são os 'conceitos'. A mente pensante é útil e poderosa, mas torna-se muito limitadora quando invade completamente sua vida, impedindo você de perceber que a mente é apenas um pequeno aspecto da Consciência.


A mente está sempre querendo alimentar-se para continuar pensando. Ela procura alimento para sua própria identidade, para seu sentido de ser. É assim que o ego se cria e recria continuamente.


O ego existe porque nós continuamos a pedalar o desejo, porque continuamos a lutar para obter alguma coisa, porque continuamos a saltar para a frente de nós mesmos.


Quando você se dá conta de que existe uma voz na sua cabeça que pretende ser você e não pára de falar, percebe que você vem se identificando com a corrente do pensamento.


Com muita facilidade as pessoas ficam aprisionadas nas armadilhas de seus próprios pensamentos...


A sabedoria não é um produto do pensamento.


Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueiam todas as relações verdadeiras. Essa tela situa-se entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus.



Pensar é apenas uma ferramenta. Um dos seis sentidos. Mas o elevamos a um estado tão superior que nos identificamos por nossos pensamentos. O motivo de não identificarmos o pensamento como um dos seis sentidos é bem significativo. Estamos tão imersos em nossos pensamentos que tentar explicá-lo como um sentido é como comentar com um peixe sobre a água. Água, que água?

(“Mundos Interiores Mundos Exteriores”)

A mente sente-se mais confortável num parque construído pelo homem, pois foi planeado através do pensamento; não cresceu organicamente. Há uma ordem que impera neste local que a mente consegue compreender. Na floresta, há uma ordem incompreensível que, para a mente, se assemelha ao caos.


A primeira tarefa não deve ser procurar a salvação através da criação de um mundo melhor, mas sim despertar da sua identificação com as formas. Deixando então de ser escravo deste mundo, deste nível de realidade.


O predomínio da mente é apenas um estágio na evolução da consciência. Precisamos, urgentemente, passar ao próximo estágio, senão seremos destruídos pela mente, que se transformou em um monstro.


Nós estamos na dimensão do pensamento, mas há ainda a dimensão além do pensamento (acima do pensamento). Esse é o nosso destino, é para onde todos estamos indo ao despertar do excesso de pensamentos e da identificação com o pensar.


Você não precisa sempre conceitualizar, interpretar ou rotular tudo que surge em sua consciência. Você pode apenas estar lá como presença pura. Então esta é uma outra maneira de conhecer as coisas.


Criação artística, esportes, dança, (...) - o domínio em qualquer campo de atividade - implica que a mente pensante não está mais envolvida ou pelo menos está em segundo plano.


Um poder e inteligência maiores e ainda "um" com você em essência assumem o controle. Não há mais processo de tomada de decisão. A ação correta e espontânea acontece e “você" não está fazendo isso.

O domínio da vida é o oposto do controle, você se torna alinhado com a consciência maior.

Ela age, fala e faz as obras.



Informações são apenas bits de dados. Conhecimento é reuni-los. A sabedoria está transcendendo-os.


.


A Voz do Silêncio


Porque a mente é como um espelho; ela acumula pó enquanto reflete. Ela necessita a brisa suave da sabedoria da Alma para afastar o pó das nossas ilusões. Tenta, ó iniciante, unir tua Mente e tua Alma.

Evita a ignorância, e evita do mesmo modo a ilusão. Volta o teu rosto para longe dos enganos do mundo; desconfia dos teus sentidos; eles são falsos. Mas, dentro do teu corpo - o santuário das tuas sensações - procura, no Impessoal, pelo “Homem Eterno”; e, depois de localizá-lo, olha para o teu interior.

Evita o elogio, ó Devoto. O elogio leva à auto-ilusão. O teu corpo não é o seu Eu. O teu EU é em si mesmo destituído de corpo, e nem os elogios, nem as críticas, o afetam.

A vaidade, ó Discípulo, é como uma torre elevada à qual subiu um tolo arrogante. Lá ele se senta com solidão e orgulho, sem ser percebido por ninguém exceto por si mesmo.

O falso conhecimento é rejeitado pelo Sábio, e espalhado ao Vento pela Boa Lei. A roda da Boa Lei gira para todos, os humildes e os orgulhosos. A “doutrina do Olho” é para a multidão; a “doutrina do Coração”, para os eleitos. Os primeiros repetem, orgulhosamente: “Vejam, eu sei”. Os últimos, que fizeram sua colheita humildemente, confessam em voz baixa: “Isso é o que eu ouvi"...




__

Ref: Helena Blavatsky; Eckhart Tolle; Osho; Sri Ram Dass.





NadiamariaArt.

  • NMPhoto FB
  • NMPhoto Instagram

© 2023 by Nádia Maria 

@nadiamariaphoto

nadiamphoto@gmail.com

nmartprints@gmail.com