Search
  • nádiamaria

Encontre sua voz


A voz interior lentamente enfraquece. Se você quiser descobrir qual é sua voz, você terá que atravessar a multidão de ruídos.


Basta olhar dentro: de quem é essa voz? Às vezes é o seu pai, sua mãe, às vezes seus avós, irmãos. Às vezes é o seu professor; seus mestres, seus ídolos, a sociedade, e essas vozes são todas diferentes. Apenas uma coisa você não será capaz de encontrar facilmente – sua própria voz. Ela tem sido sempre reprimida. Foi dito a você para escutar os mais velhos, para escutar os líderes, os padres, professores. Nunca lhe foi dito para escutar seu próprio coração.


Você está carregando sua própria pequena voz, suave, não ouvida, e no meio da multidão de vozes que foram impostas sobre você, é quase impossível encontrá-la. Primeiro você terá que se livrar de todos esses ruídos, alcançar uma certa qualidade de silêncio. Só então virá, como uma surpresa, que você também possui sua própria voz. Ela sempre esteve aí como uma corrente subterrânea.

(...) O que quer que você esteja fazendo, pensando, decidindo, pergunte a si mesmo: isso está vindo de mim ou é outra pessoa falando?


Você ficará surpreso quando encontrar a verdadeira voz. Talvez seja sua mãe; você irá ouví-la falar novamente. Talvez seja seu pai; não é absolutamente difícil de detectar. Isso permanece lá gravado em você exatamente como lhe foi dado pela primeira vez – o conselho, a ordem, a disciplina, ou o mandamento.

(...) Uma vez que você identifica de quem é a voz, agradeça e diga adeus.


A pessoa que lhe deu a voz não era inimiga. Sua intenção não era ruim, mas isso não é uma questão de intenção. A questão é que ela impôs algo sobre você que não está vindo de sua fonte interior; e qualquer coisa que proceda do exterior lhe torna um escravo psicológico.

(...) Livre-se das vozes que estão dentro de você e logo você ficará surpreso ao ouvir uma pequena voz suave, a qual você nunca tinha ouvido antes… um súbito reconhecimento de sua própria voz.


Quando isso acontece, aí está a meta da sua vida, aí está seu destino. É só aí que você irá encontrar realização, contentamento. É só aí que você irá florescer – e nesse florescimento, o saber acontece.

_

Osho

(From Ignorance to Innocence)

NadiamariaArt.

  • NMPhoto FB
  • NMPhoto Instagram

© 2023 by Nádia Maria 

@nadiamariaphoto

nadiamphoto@gmail.com

nmartprints@gmail.com